O Ato JUSTIÇA POR MOÏSE, não acabou!!! 

CAMPANHA “QUE JUSTIÇA É ESSA? Ajudem  CHADRAC KEMBILU”, DE ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA RETIRADA URGENTE DO BRASIL DE CHADRAC KEMBILU, QUE ESTÁ SOB AMEAÇA DE MORTE

O IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, ciente de seu papel sócio-político e alçado pela comoção geral da sociedade negra brasileira, liderou junto com diversas outras instituições do Movimento Negro e entidades civis no dia 05 de fevereiro de 2022, um ato no local do assassinato brutal e torpe do jovem refugiado congolês, Moise Kabagambe. Entretanto, efeitos colaterais desta mobilização vieram logo em seguida contra nossos irmãos congoleses.

Um deles foi, CHADRAC KEMBILU, amigo de Moise Kabagambe, que procurou nossa instituição pedindo apoio financeiro, com proteção para sair do Brasil, uma vez que vem sendo ameaçado de morte, após sua calorosa manifestação contra o assassinato de seu amigo e elevada repercussão nos meios de comunicação.

Hoje uma parte daqueles Congoleses já deixaram o pais mas, infelizmente CHADRAC KEMBILU, ainda encontra-se aqui correndo perigo de vida. A Anistia Internacional atestou que ele está em risco, que não pode sair de casa sem avisar a alguém ou sem cobrir o rosto com máscara. Mas na prática, tem sido reconhecido na rua e continua a receber ameaças, e isso o faz sentir muito inseguro.

A “Campanha de captação de fundos conhecida como Vaquinha Solidária”, destina-se a apoiar financeiramente a saída de familiares de Moise, em especial seu amigo CHADRAC KEMBILU do Brasil, e está sendo aberta pelo IPCN, que ao receber o pedido de ajuda de um irmão, entendeu através de sua diretoria, dar início à uma convocação de todas as pessoas, instituições e congressistas, que se indignaram com o brutal assassinato, a APOIAR a manutenção da vida de um jovem promissor em sua arte e exercer o direito do seu bem maior, à vida.

A Meta será de R$ 10.000,00, que é o suficiente para viabilizar a sua saída do Brasil visto que, através de outros organismos internacionais, já disponibilizam da maior parte dos fundos necessários para isso. 

#Quejustiçaéessa?

#VidasNegrasImportam

#ajudemChadrac

CARTA DE CHADRAC KEMBILU ao IPCN

“No dia 24 de janeiro de 2022, meu amigo, o refugiado congolês Moïse Kabagambe, foi assassinado na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro. O crime que me chocou, além do país e do mundo, acaba de completar dois meses, mas seus efeitos seguem reverberando na minha vida. Além da dor pela perda e da busca pela justiça, eu, Chadrac Kembilu, também preciso agora de proteção. Continuo no Rio de Janeiro, cidade onde o crime foi cometido e onde a Anistia Internacional atestou que estou em risco, que não posso sair de casa sem avisar a alguém ou sem cobrir o rosto com máscara. De fato tenho sido reconhecido na rua e isso me faz sentir muito inseguro, por isso preciso da sua ajuda para que sejam tomadas as medidas necessárias e para que eu possa buscar proteção urgentemente. Por favor, me ajude a sair do Rio de Janeiro!!!”