Dr. Luiz Henrique de Oliveira Júnior estará a frente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil na OAB de Niterói

Na última segunda-feira (16), tomou posse como presidente da  Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, na Seccional em Niterói, o Dr. Luiz Henrique de Oliveira Júnior, que atua no meio jurídico há pelo menos 18 anos e atualmente é conselheiro da Ordem e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, na mesma cidade. 

O evento foi um sucesso, com a presença de ilustres personalidades pretas do mundo jurídico, entre elas, o Dr. Humberto Adami, atual presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da Seccional OAB/RJ e também presidente da Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Dr. Adami já esteve a frente da comissão nacional, criada pela Ordem, em 2014. “Estamos fazendo história hoje. A criação dessa comissão é um importante passo dentro de uma grande história”, disse o jurista durante cerimônia de lançamento desse mesmo ano. 

Esteve presentes: Dra Mônica Alexandre Santos, que é secretária-adjunta da OABRJ e vice-presidente da Associação dos Advogados Cariocas Trabalhistas (Acat); Dra. Edmee da Conceição Ribeiro Cardoso, diretora secretária de Diversidade e Representação Racial e membro da Comissão de Igualdade Racial do IAB e a Dr Angela Borges Kimbangu, Corregedora TED OABRJ, idealizadora, membro-fundadora do Advocacia Preta Carioca e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos Jurídicos (IBRAPEJ).

Marcaram presença também, abrilhantando o evento, o músico, compositor, produtor, professor e ativista Sr. Márcio Madeira, atual presidente do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN); a Dra. Jaqueline Cristina dos Santos, que é presidente da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da 16ª Subseção da OAB, em Niterói; a professora e pesquisadora Glória Anselmo de Souza, que é  a Secretária de Igualdade Racial do Município de Niterói e a professora Joana Raphael, gerente da Rede Mediar (Mediação de Conflitos de Niterói).

“Recebemos com muito orgulho o convite de representar o IPCN na posse do Dr Luiz Henrique Júnior, em um lugar de grande relevância para nossa busca pela democratização racial e pelo fim das injustiças que o racismo estrutural vem provocando em nosso povo negro. Desejamos muitas vitórias e triunfos à frente de sua gestão em uma Comissão relevante para nossa busca diária no Combate ao Racismo e pela valorização das nossas culturas e heranças ancestrais”, estimou Márcio Madeira ao novo presidente da Cevenb da Seccional de Niterói. 

Equipe ASCOM do IPCN Brasil