INSTITUTO DE PESQUISAS DAS CULTURAS NEGRAS

Somos uma entidade do Movimento Negro com sede no Rio de Janeiro, fundada em 08 de julho de 1975, que ocupa um lugar de referência na pesquisa da luta antirracista. Seus objetivos consistem em denunciar e combater o racismo nas suas inúmeras formas. 

Na qualidade de órgão pesquisador, os meios utilizados para a sua ação ocorrem através da promoção de Seminários, Palestras, Mesas-redondas, Conferências e Congressos.

O resultado prático dos meios se materializa na publicitação de vários tipos de trabalhos de naturezas diversas destinados ao conhecimento e à formação dos interessados no combate ao racismo e às desigualdades sociais.  

Por aqui passaram pesquisadores e militantes que se deslocaram dentro e fora do território brasileiro de onde abarcaram  vasto conhecimento nutrindo farto material de pesquisa.  A postura antropológica dos pesquisadores fez expandir seus objetos de estudo no interesse do povo negro, tanto dentro do território nacional,  como também do internacional. 

Atualmente, vivemos  um momento de confinamento provocado pela pandemia, resultando na novidade de reuniões não presenciais, conjugado com a inatividade da entidade por conta da descontinuidade administrativa, fruto do término do mandato em 2018.

 Em abril de 2020,um grupo de associados iniciou um movimento de restabelecimento do IPCN, visando a necessidade de olhar para o Brasil e para o mundo como um espaço para definição de ações que impulsionassem  a recepção do  acúmulo da história negra existente no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. 

A rigor, a luta contra o racismo efetivada pelo IPCN se espalhou por vários países das Américas, Europa e África, através de seus militantes que, por questões diversas, saíram do Brasil e levaram o legado da luta para novos territórios.  A partir do impacto causado pelas restrições do COVID-19, também por conta da inatividade causada pelo término do mandato da antiga diretoria, um pequeno grupo de associados restabeleceu a vida do IPCN, na onda da utilização das novas tecnologias de comunicação à distância. 

O calor advindo da melhor tradição militante, reuniu novos e antigos associados,  que foram se incorporando a este movimento com ramificações além das fronteiras do Estado do Rio de Janeiro,pois os debates antirracistas, antifascistas tomaram  conta da pauta  progressista. O IPCN, que prioriza a pesquisa  qualitativa e quantitativa, ressurge então   utilizando a forma mediática, de acordo com o momento, para cumprir com a sua missão de  combate  ao racismo e ao preconceito social. O IPCN somos nós.

 

Conselho Diretor

Marcio Madeira Silva

Marcio Madeira Silva

Presidente

Licenciado em Educação Musical no IBEC e pós graduando em História da Africa e Afrobrasileira pela Santa Ursula no IPN (Instituto Preto Novos)

Adilson Aguiar Xavier

Adilson Aguiar Xavier

Diretor-Administrativo

Técnico em Edificações Técnico especialista em Petróleo e gás. Ex Diretor do IPCN

Valéria dos Santos Neves

Valéria dos Santos Neves

Diretora-Comunitária

Graduada em Enfermagem. Especializada em Oncologia  Militante racial e de gênero desde a juventude. Escritora e autora do Livro Letras de Uma Juventude. É membro do CETRAR, FEMNEGRAS-RJ e Coordenadora Estadual de Mulheres MNU RJ.

Marcelo Dias

Marcelo Dias

Diretor de Comunicação

Advogado Pós graduação em Direitos Humanos pela Cândido Mendes, Frente Democrática da Advocacia. Frente de Juristas Negras e Negros / Filiado ao IPCN desde 1987 / Militante do MNU.

Vera Neri da Silva

Vera Neri da Silva

Diretora Cultural

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UFRJ. Metre en Educido (UFFL Especializada em História e Cultura Indigena e Afro-Brasileira (Instituto Unirio).

Ségio Carlos Cândido

Ségio Carlos Cândido

Diretor Financeiro

Arte-finalista e Produtor Gráfico. Formação acadêmica: Técnico em Comércio, Técnico em Diagramação e Artes Gráficas e Desenhista Ilustrador. Ativista do Movimento Negro e Popular desde os Anos 70.

Margareth Ferreira

Margareth Ferreira

Diretora de Património

Advogada Trabalhista e Previdenciária.

Pascoal Nascimento

Pascoal Nascimento

Procurador

Analista de Sistemas(Puc/Rj), Advogado OAB/RJ, Pós-Graduado em Direto Previdenciário(UCAM), Militante do IPCN desde 1975

Conselho fiscal efetivo

Ana de Soura Neves

Ana de Soura Neves

Conselheira

Formada em Serviço Social e Ciências Sociais. Professora da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro. Diretora da Escola Municipal Tiradentes.

Plinio da Costa Temba

Plinio da Costa Temba

Conselheiro

Acadêmico UFMG/Graduação Eng. Cartográfica [UERJ] Mestrado: Eng Transportes (USP), Doutorado: Cadastro Técnico / Gestão Territorial [UFSC]. Na militância do IPCN desde os primórdios da década de 1970.

Robson Luis Mansueto

Robson Luis Mansueto

Conselheiro

Bacharel em geografia em especialista em Geotecnologias

Conselho fiscal Suplente

Laércio Lino de Carvalho

Laércio Lino de Carvalho

Conselheiro Suplente

Bacharel em Direito e em Economia, Músico e Compositor.

Carlos Augusto Baptista

Carlos Augusto Baptista

Conselheiro Suplente

Conselheiro Suplente

Claudia Miranda

Claudia Miranda

Conselheira Suplente

Conselheira Suplente

instituto de pesquisas das culturas negras

AV. MEM DE SÁ, 208, CASA, CENTRO, RIO DE JANEIRO, RJ. CEP: 20230-152
(21) 97285-9639
contato@ipcnbrasil.org