NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE

4 7  ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA

O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras firmou o Termo de Fomento SEGOVI 010075/2022.com o Município do Rio de Janeiro, através da SEGOV, para a realização do Projeto NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE” – IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA, decorrente do Edital de Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial do Município do Rio de Janeiro 20 de outubro de 2022.
Este é o relatório do PRIMEIRO SEMINÁRIO previsto e realizado em 26 de março de 2023.

Nosso

Histórico

O Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, fundado em 08 de Julho de 1975 é antes de tudo um espaço de preservação da memória da luta e resistência de pessoas negras durante um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

Nossa

Luta

A história da luta contra a ditadura militar deixou invisível a importância des ses ativistas, homens e mulheres da afrodiáspora, moradores de favelas e periferias , estudantes e profissionai de diversas áreas de atuação que ao fundarem o IPCN se reuniram em um lugar seguro para trocas de informações , realizar ações que denunciaram o racismo e o mito da democracia racial, o racismo à brasileira e a luta pela reconstrução da democracia.

NOSSOS
PASSOS
VÊM
DE LONGE

PROJETO

NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE

IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA

CONTEXTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA LUTA DE RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL

Primeiro Seminário

Instituto de Pesquisas das Culturas Negras

Projetos

Seminário I: Nossos Passos Vem de Longe – IPCN 47 Anos de Luta Antirracista, cujo tema é “Contexto Histórico e Político da Luta de
Resistência Negra no Brasil”.

Ruth Pinheiro

Empreendedora e Consultora Empresarial Idealizadora da Reafro e
Associada do IPCN

AUSENTE POR MOTIVO DE SAÚDE – Rio de Janeiro

Presidente de Honra da REAFRO; Gestora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON; Gestora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras- Premio Afro, é có-fundadora da Casa das Pretas, em parceria com a Instituição Coisa de Mulher. Consultora da União Africana para Cultura e Desenvolvimento Econômico da Diáspora.

Conselheira do Círculo Olympio Marques- Colymar – Centro de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros; 30 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos sociais e culturais, tendo sido pioneira na questão do afroemprendedorismo no Brasil, em 1990 foi cogestora da primeira experiência o CEM – Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores; tendo integrado a direção do Circulo Olympio Marques-COLYMAR, primeira instituição formal de afroempreendedorismo no Brasil , participando da fundação das entidades CEABRA-SP; CEABRA-MG, CEABRA-DF e ANCEABRA.

Jayro Pereira

Profº Teólogo e Associado do IPCN

Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e graduação em Licenciatura em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Atualmente é Conselheiro Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, presidente da Associação Nacional de Teólogos e Teólogas da Religião de Matriz Africana, e diretor geral da ESCOLA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA AFROCENTRADA.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais de matriz africana, comunidades tradicionais de terreiro, paradigma civilizatório negro-africano, paradigma civilizatório e metodologia afrocentrada, realizando nesse sentido consecutivas assessorias e consultorias técnicas especializadas para o governo federal, especialmente, junto à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e governo estadual do RS, atuando como assessor afrofilosófico e afroteológico do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, criado pelo Decreto nº 50.112, de 27/02/2013.

Amauri Mendes

Profº Drº em História – PPGEDUC/UFRRJ e ex-Presidente do IPCN

Rio de Janeiro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Candido Mendes (UCAM), e graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos e, de 2003 a 2005, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UCAM.

Desde 1999 é professor no Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil (CEAA-UCAM). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro e Movimentos Sociais. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ, e Diretor da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/08/2022

primeiro seminário

CONTEXTOS
HISTÓRICOS E
POLÍTICOS DA LUTA
DE RESISTÊNCIA
NEGRA NO BRASIL

A luta antirracista mais do que nunca precisa ser diária e nos faz entender que o resgate histórico se faz necessário para conhecimento das lutas, pessoas e instituições que construíram os passos que são possíveis hoje.

E, os NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE. Esta é a razão primeira que ensejou a propositura deste projeto que como resultado prático dos meios, materializa nas publicações em áudio visual dos seminários em plataformas digitais e publicitação
de vários tipos de trabalho de natureza diversas destinados ao conhecimento e à formação dos interessados no combate ao racismo e as desigualdades sociais.

Realizado em um ambiente de muita emoção pelos reencontros e encontros de gerações consistindo em uma forma de resgatar a
história, mostrando à sociedade quais foram os grandes representantes do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras – IPCN
nas lutas contra o racismo, nesses 47 anos de existência.

O Evento foi gravado e mantido in natura no nosso arquivo, podendo se assistido no link a seguir:

 

reALIZAÇÃO

PREFEITURA DO RIO

O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras firmou o Termo de Fomento SECOVI 010075/2022.com o Município do Rio de Janeiro, através da SEGOV, para a realização do Projeto NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE” – IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA, decorrente do Edital de  Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial (D.O. do Município do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022.)  Esta é a página pública sobre o PRIMEIRO SEMINÁRIO previsto e realizado em 26 de março de 2023.

ipcn brasil

Últimas notícias

Medalha Tiradentes

Medalha Tiradentes

No dia 25 de agosto de 2023, o IPCN foi agraciado com a Medalha Tiradentes, numa iniciativa do Deputado Andrezinho Ceciliano, que pessoalmente condecorou a Instituição, na pessoa da nossa Matriarca e Diretora Comunitária Maria Alice dos Santos.

ler mais
Posse da nova Diretoria

Posse da nova Diretoria

No dia 15 de agosto de 2023, tomou posse a Nova Diretoria do IPCN: Márcia Glória - Presidenta, Márcio Madeira - Diretor Financeiro, Margareth Ferreira - Diretora Administrativa, Marcelo Santos - Diretor Cultural, María Alice Santos - Diretora Comunitária, Adilson...

ler mais