
Foto: Acervo IPCN
Desde meados de 2022, acontece na Lapa ,próximo a Praça da Cruz Vermelha ,a Feira Afrocultural do IPCN. A feira é mensal e ocupa a Avenida Mem de Sá todo segundo domingo. O espaço é voltado para área de lazer. A feira conta com empreendedores pretos que exaltam a A fricanidade em diversas formas, como: vestuário, gastronomia, saúde, educação, arte entre outras manifestações.
Sempre com muito samba comandado pelo Grupo Bohêmios da Cinelândia e lançamentos de livros de diversos pesquisadores que buscam à investigação da ancestralidade e relação do racismo nas instituições e na sociedade.
Na gestão atual, a partir dos anos de 2023 e 2024 a feira passou a ocorrer mensalmente, sempre aos segundos domingos.
Aconteceram diversos lançamentos de livros, entre eles obras da Mestra e escritora Joselina e do escritor e poeta El Semog.
Na edição de novembro, tivemos a honra de lançar o primeiro livro com o selo IPCN em parceria com a Editora RUBI.

Foto: Acervo IPCN
A luta popular antirracista também é pela Academia. As universidades são celeiros de militantes importantes para a causa do povo preto. E, aqui no IPCN, estamos sempre de portas abertas para novos e antigos pesquisadores. Somos doutores, mestres e graduandos em diversas áreas do conhecimento. Na pluralidade de nossos quadros, contamos com técnicos , operários, empreendedores , artistas, esportistas, Yalorixás e babalorixás. No IPCN, sempre buscamos formas de nos aquilombar.
O Instituto convida você a compartilhar suas ideias.

Foto: Acervo IPCN
Com a rua fechada, a feira torna-se uma forma da comunidade conhecer cada vez mais o Instituto e à luta do Movimento Negro. Muitas famílias tiram o segundo domingo do mês para aproveitar à Feira. Venha você também! Traga sua proposta de projeto! Estamos de braços abertos!
Nossa sede fica localizada na Av. Mem de Sá 208, na Lapa – Rio de Janeiro – Brasil
Contatos:
Instagram: @IPCNBrasil
WhatsApp: (21) 99806-9819 / (21)97978-8088