Tema: Discussão racial a partir dos anos 70 e suas ferramentas

A nossa entidade apresenta o próximo convidado de mais uma edição do Terças do IPCN, evento que vem ganhando destaque e visibilidade entre os seus associados (as) e apoiadores (as). Temos a honra de receber o Dom Filó do Rio de Janeiro. Filó além de ser um militante atuante do movimento negro, é Engenheiro Civil, Jornalista, Produtor Cultural, Cine-Documentarista, pós-gradudo em Marketing pela ESPM, com formação MBA em Gestão Esportiva pela FGV.

Nos anos 70, foi mentor e protagonista do Movimento Black Rio com a famosa Noite do Shaft e equipe de som Soul Grand Prix. Nessa época também foi produtor de shows de artistas nacionais e internacionais, como Archie Bell e The Drells, The Tramps, James Brown e Banda Black Rio.

Profissional com mais de 50 anos de experiência nas áreas de Cultura, Esporte, Marketing e Comunicação com atuação em liderança nos Setores Público e Privado e Terceiro Setor. Introduziu o basquete de rua com a pioneira LUB – Liga Urbana de Basquete, dando início ao caminho do basquete 3×3 no cenário olímpico atual. É responsável pela CULTNE – o maior acervo virtual de basquete da América Latina que reúne 3.000 horas de conteúdo inédito reunido nos últimos 40 anos sobre o Movimento Negro contemporâneo. É diretor geral do programa Cultne na TV na TV pública TV Alerj no Rio de Janeiro.

Aos 72 anos, Dom Filó continua a ser uma fonte de resistência e perseverança da cultura negra brasileira, tendo sido convidado em 2019 para palestrar na Universidade de Harvard, durante a Conferência de Estudos Afro-latinos e Americanos. É Cidadão Honorário da Cidade de Atlanta / EUA e Benemérito da Paz pelo Comitê Central da Paz – Iniciativa de Solidariedade a Serviços dos Direitos Humanos. Em 2021 foi contemplado com o Prêmio 100 PowerList, que premiou as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia. Em 2022, foi o único brasileiro a fazer parte do board de curadoria internacional do Museu da Herança Pan-Africana de Ghana, África a ser lançado em 2023.

Os seus mais novos projetos são a implantação da Cultne.TV, televisão online de conteúdo próprio captado nos últimos 40 anos, com lançamento previsto para agosto de próximo, reunindo tv ao vivo, streaming e podcast. O outro projeto é a produção do filme “Black Rio, Black Power” em parceira com as produtora Osmose e Espiral Filmes que celebrará os 50 anos da música black no Brasil.

Não perca o Terças do IPCN



Terças do IPCN tem seu formato virtual, um encontro online, interativo, democrático e acima de tudo um espaço de trocas, vivências e conhecimentos sobre a consciência negra brasileira.

Participe! Inscreva-se via email!
Realize sua inscrição enviando um e-mail para contato@ipcnbrasil.org e receba um link de acesso em até 15 minutos antes do evento.
Aguardamos você!!!

O IPCN é a Nossa Casa!
O IPCN Somos Nós!
#terçasdoipcn
#ipcnbrasil
#agendadoipcn
#terçasdoipcnconvidafilo
#domfilodoriodejaneiro
#militanterj
#racismo
#raçaeclasse
#combateaoracismo
#ipcn
#eleicoes2022noipcn
#institutodepesquisasdasculturas