O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras vem comunicar o início dos seus trabalhos em 2023, convida seus associados e simpatizantes a se engajar na campanha de eleição do primeiro reitor negro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Professor Wantuil Pereira e sua vice Professora Katya Gualter.

Convidados

Vantuil Pereira é professor associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH). Atualmente, é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Com pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é doutor e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretor do Nepp-DH entre 2012 e 2021, onde desenvolveu pesquisas sobre questões raciais no Brasil e políticas públicas. Também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, da UFRJ.

Katya Gualter é professora associada da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), unidade da qual é diretora desde 2016. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na UFRJ, fez graduação em Educação Física, especialização em Técnica de Dança e Coreografia e mestrado em Educação em Ciências e Saúde. Integrou a equipe que propôs os cursos de licenciatura em Dança e bacharelado em Teoria da Dança. Fundadora e coordenadora do Grupo Pesquisa em Cinema e Dança (Pecdan) e do Grupo de Pesquisa Ancestralidades em Rede (Grupar).

#ipcnbrasil #ipcn #associe-se #apoieoipcn #consciencianegraipcn