Tema: As eleições – “Questões Raciais e de Classe”

Em mais uma edição do Terças do IPCN, onde acontece a Série: Eleições 2022, vamos ter como convidado um incansável operário militante das causas e das lutas do movimento negro, Elias José Alfredo, ativista atuante desde a década de 70, socialista convicto, metroviário desde o início da década de 80, onde também abarca suas lutas sindicais e de classes.

Elias – Na juventude

Na juventude, seu ingressou na militância se deu num primeiro momento pelos ouvidos, pela autoestima e pelo corpo que se move no interior dos ritmos do Movimento Soul Music carioca, acompanhando a lendária Black Power, equipe de som que arrastava multidões da população jovem e negra da periferia. Atuou e vivenciou os primeiros bailes da primeira equipe deste estilo musical: a Alma Negra, no bairro  de Oswaldo Cruz, que foi fundada em 1969. Esteve à frente dos históricos bailes Soul Music, promovidos nas quadras dos Clubes Atlas, Califórnia e Grêmio de Rocha Miranda, conhecidos como templos do soul music brasileiro.

Elias – No ofício

No Metrô Rio iniciou sua atividade no início da década de 80, como profissional no Centro de Manutenção (CM). Já de imediato incorporou suas atividades nas lutas sindicais da categoria. A militância negra e sindical sempre foi parte da sua vivência ao longo desses mais de 40 anos de intervenções nas várias frentes de batalhas. Elias sempre esteve na linha de frente das lutas por melhorias de condições de trabalho da categoria metroviária, bem como, das históricas greves de abertura das Roletas nas estações do sistema metroviário.

Elias – Na militância

Elias atuou nas várias mobilizações da *Comunidade Negra*, nas *Marchas da década de 80*, no Centro do Rio, tendo atuado na organização e comando da *Marcha Contra a Farsa da Abolição*, em 1988, ano do Centenário da Abolição da Escravatura. Integrou a Organização da *Marcha Zumbi dos Palmares*, Sobre os 300 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares, de João Candido a Zumbi dos Palmares – 1995, reunindo mais de 30 mil pessoas, momento de articulação política ímpar do Movimento Negro.

Elias Alfredo já foi coordenador estadual do Movimento Negro Unificado (MNU/RJ), integrou a coordenação da *Marcha Brasil e outros 500, em Porto Seguro*, presidiu o *Sindicato dos Metroviários do RJ*. Atualmente, Elias preside o histórico *Grupo Afro Agbara Dudu*, considerado o primeiro bloco afro do Rio, fundado em 1982.

É integrante do *Fórum da Marcha da Periferia*, é membro da direção e relações públicas internacionais do *Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe*, integra o comitê de organização do *Fórum para a I Feira Afro-Literária da Periferia – RJ*.

Elias é militante filiado ao *Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)*, foi candidato indicado ao parlamento pelas instâncias partidárias por várias vezes, ao longo desses 39 anos de militância. Elias é organizador e produtor do *Movimento Cultural Samba do Buraco do Galo*, é compositor, junto com seu irmão, *Edinho Oliveira*, que recentemente faleceu, lamentavelmente. Elias é acima de tudo, um militante convicto da necessidade de unir a concepção de *“raça” e classe*, na *luta contra o racismo, o capitalismo e suas variantes políticas de opressão e exploração*.

*Não percam o próximo Terças do IPCN com Elias Alfredo*

Mais uma voz pertinente ao nosso povo preto e moradores de periferias no atual cenário político. Convide os seus, inscreva-se e venha para mais uma Terças imperdível no IPCN, no formato quilombo/reunião online, um espaço democrático de acolhimento e escutas pertinentes. Aguardamos você.

*Participe!* *Inscreva-se via email!*
Realize sua inscrição enviando um e-mail para contato@ipcnbrasil.org e receba um link de acesso em até 15 minutos antes do evento.
Aguardamos você!!!

*O IPCN é a Nossa Casa!*
*O IPCN Somos Nós!*
#terçasdoipcn
#ipcnbrasil
#agendadoipcn
#eliasalfredo
#militanterj
#racismo
#raçaeclasse
#combateaoracismo
#ipcn
#eleicoes2022noipcn
#institutodepesquisasdasculturas

Terças do IPCN convida Elias Alfredo (RJ)