“Exu, para os iorubás e em suas múltiplas faces na diáspora, fundamenta uma ética responsiva. Eleger Exu como a potência codificadora e mobilizadora de uma pedagogia da descolonização é, em suma, um ato de responsabilidade com a vida.” (from “Pedagogia das Encruzilhadas” (Por Luiz Rufino)

O Dr Abdias, costumava abrir suas falas com uma potente saudação a Exu. Naquelas épocas nem era tão condenável quanto agora em tempos de fundamentalismo exacerbado e intolerância na ordem do dia.

Quando o movimento pela preservação deste espaço de construção de pensamento emancipatório e articulação de muitas lutas contra o racismo se rearticulou, em plena Pandemia e em uma complexa, mas efetiva ocupação virtual houve uma busca por diálogos que traduzissem o novo momento da velha, empoderada e saudosista galera do IPCN.

E quem protagonizou amplos e acalorados debates em nossas redes virtuais? Sim… Ele mesmo: Exu.

Construímos as ideias do plano de ação com a perspectiva de quem entendeu onde é nosso lugar neste mundo. Estamos nas encruzilhadas, transgredindo e rompendo com as velhas práticas, lógicas e visões sobre coisas que já eram tidas como imutáveis e não seriam mudadas senão quando a branquitude desse as ordens.

Para isto serve a cultura. Mudar tudo e permitir que os paradigmas sejam mudados; que a diversidade seja plena e a movimento seja constante, esférico e amplo. E, nisto o carnaval 2022 do Rio de Janeiro demonstrou mais uma vez que não é apenas algo belo, comercial e midiático, mas também um espaço de resistência cultural democrático e profundamente comprometido com a interculturalidade que atravessa as relações da pós modernidade para expor as vísceras das mazelas sociais com uma poética pautada na “potência codificadora e mobilizadora de uma pedagogia da descolonização” trazida pela vitória do enredo que enfrenta cara a cara os avanços de estratégias nociva ancorada em religiões cristas.

Exu, então, ao receber na avenida o alimento que lhe fora oferecido pelo ase de todos aqueles que pisaram com força na produção, apresentação e desenvolvimento dos enredos e da grandiosa indústria do carnaval no Rio de Janeiro também responde de maneira veemente para reafirmar como sua presença escancara e determina caminhos novos para mundo inteiro: Não mexe comigo que eu não ando só!

Somos nós, o IPCN que se revê a partir de propostas transgressoras, mas originadas a partir de nossas práticas ancestrais e mais tradicionais de relacionamentos mais respeitosos. trazendo para o centro de nossos novos debates decolonizados a cosmovisão africana em suas múltiplas e complexas epistemologias. Sim, foram dada passadas largas, antes mesmo dessas constatações evidenciadas nesses meses de volta as atividades presenciais, mas afinal esta instituição tem sua própria mítica.

É isto que nos fornece o combustível para saudações mais efusivas nas fileiras antes corrompidas por distorções trazidas por olhares tão acostumados a formatos binários, vivendo a eterna esquizofrenia do ser e não ser, para reexistir de maneira contínua e atemporal em um espiral longevo e cheio de sabedoria.
Mojubá!!!

Por Margareth Ferreira – Atual Diretora de Patrimônio do IPCN, Advogada Trabalhista e Previdenciária, ativista e militante do Movimento Negro.