Nesta terça, dia 8 de novembro, o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras inicia o projeto BIBLIOTECA DO IPCN, para isso, será realizado um mutirão de voluntários de associados e simpatizantes, com o objetivo de organizar, limpar e catalogar o acervo de livros da entidade.

De amanhã até o dia 20 de novembro, o IPCN estará recebendo doações de livros afro-referenciados para compor e enriquecer o acervo atual. Para que tenhamos no dia da Consciência Negra, uma biblioteca organizada, é necessária a participação de todos, todes e todas. Serão benvindos os voluntários que puderem doar no mínimo duas horas do seu dia e no máximo 6 horas de voluntariado. O IPCN e toda comunidade negra agradecem.

Até o dia da Feira Afrocultural, será necessário a contribuição de todos. Com isso, o IPCN reforça essa convocatória aos voluntários para participarem dessa reconstrução e valorização de mais um ponto de cultura negra bem no centro da cidade.

Não é necessária burocracias, preencher formulários, basta entrar em contato com o Atendimento do IPCN via Whatsapp para obter maiores detalhes dos horários disponíveis e as condições de participação de cada voluntário. O espaço de trabalho será na sede do IPCN, com sombra e água fresca e a possibilidade de lanches para o voluntário que for doar mais de 3 horas de trabalho.

Apoios e Patrocínios – Novembro Negro Rio 2022

Essa iniciativa é patrocinada e apoiada pela Prefeitura do Rio, em conjunto com a Coordenação Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI). Uma iniciativa inédita da gestão atual que promove uma agenda de eventos, ações, lançamento de projetos estruturais denominada Novembro Negro Rio 2022, visando a consolidação da política municipal de igualdade racial da Cidade do Rio de Janeiro.

Essas ações estão alinhadas à iniciativa estratégica de fortalecimento da agenda antirracista e promoção da igualdade racial e objetiva promover a justiça social, refletir sobre a equidade de gênero, raça e etnia, a igualdade de direitos e oportunidades, a redução das desigualdades territoriais bem como o combate ao preconceito e a discriminação.

Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA doará estantes e arquivos para o IPCN

Em complemento ao apoio e iniciativa da Prefeitura do Rio, recebemos das Faculdades Integradas Hélio Alonso – Facha. Além de ceder duas bibliotecárias em parceria, a instituição doará as estantes para os livros. O acervo será organizado pelas bibliotecárias da FACHA, orientando métodos de limpeza, recuperação e restauração das obras em estados mais precários já existentes na Biblioteca IPCN.

Mais uma vez, ressaltamos, a participação da nossa comunidade negra e apoiadores voluntários, para que esse trabalho se torne um espaço de saberes ancestrais. Venha fazer parte dessa reconstrução. O IPCN Somos nós e o Novembro é Negro Rio 2022.

Outras informações sobre o Projeto Biblioteca do IPCN – Whatsapp: 21 97285-9639 Instagram: @ipcnbrasil – Portal: https://www.ipcnbrasil.org/.

Colaborou Fabio Nascimento (MTB 032179/RJ) – ASCOM IPCN