NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE

4 7  ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA

O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras firmou o Termo de Fomento SEGOVI 010075/2022.com o Município do Rio de Janeiro, através da SEGOV, para a realização do Projeto NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE” – IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA, decorrente do Edital de Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial do Município do Rio de Janeiro 20 de outubro de 2022.
Este é o relatório do PRIMEIRO SEMINÁRIO previsto e realizado em 26 de março de 2023.

Nosso

Histórico

O Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, fundado em 08 de Julho de 1975 é antes de tudo um espaço de preservação da memória da luta e resistência de pessoas negras durante um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

Nossa

Luta

A história da luta contra a ditadura militar deixou invisível a importância des ses ativistas, homens e mulheres da afrodiáspora, moradores de favelas e periferias , estudantes e profissionai de diversas áreas de atuação que ao fundarem o IPCN se reuniram em um lugar seguro para trocas de informações , realizar ações que denunciaram o racismo e o mito da democracia racial, o racismo à brasileira e a luta pela reconstrução da democracia.

NOSSOS
PASSOS
VÊM
DE LONGE

PROJETO

NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE

IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA

CONTEXTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA LUTA DE RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL

Primeiro Seminário

Instituto de Pesquisas das Culturas Negras

Projetos

Seminário I: Nossos Passos Vem de Longe – IPCN 47 Anos de Luta Antirracista, cujo tema é “Contexto Histórico e Político da Luta de
Resistência Negra no Brasil”.

Ruth Pinheiro

Empreendedora e Consultora Empresarial Idealizadora da Reafro e
Associada do IPCN

AUSENTE POR MOTIVO DE SAÚDE – Rio de Janeiro

Presidente de Honra da REAFRO; Gestora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON; Gestora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras- Premio Afro, é có-fundadora da Casa das Pretas, em parceria com a Instituição Coisa de Mulher. Consultora da União Africana para Cultura e Desenvolvimento Econômico da Diáspora.

Conselheira do Círculo Olympio Marques- Colymar – Centro de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros; 30 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos sociais e culturais, tendo sido pioneira na questão do afroemprendedorismo no Brasil, em 1990 foi cogestora da primeira experiência o CEM – Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores; tendo integrado a direção do Circulo Olympio Marques-COLYMAR, primeira instituição formal de afroempreendedorismo no Brasil , participando da fundação das entidades CEABRA-SP; CEABRA-MG, CEABRA-DF e ANCEABRA.

Jayro Pereira

Profº Teólogo e Associado do IPCN

Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e graduação em Licenciatura em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Atualmente é Conselheiro Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, presidente da Associação Nacional de Teólogos e Teólogas da Religião de Matriz Africana, e diretor geral da ESCOLA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA AFROCENTRADA.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais de matriz africana, comunidades tradicionais de terreiro, paradigma civilizatório negro-africano, paradigma civilizatório e metodologia afrocentrada, realizando nesse sentido consecutivas assessorias e consultorias técnicas especializadas para o governo federal, especialmente, junto à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e governo estadual do RS, atuando como assessor afrofilosófico e afroteológico do Comitê Estadual do Povo de Terreiro, criado pelo Decreto nº 50.112, de 27/02/2013.

Amauri Mendes

Profº Drº em História – PPGEDUC/UFRRJ e ex-Presidente do IPCN

Rio de Janeiro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Candido Mendes (UCAM), e graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos e, de 2003 a 2005, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UCAM.

Desde 1999 é professor no Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil (CEAA-UCAM). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro e Movimentos Sociais. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ, e Diretor da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/08/2022

primeiro seminário

CONTEXTOS
HISTÓRICOS E
POLÍTICOS DA LUTA
DE RESISTÊNCIA
NEGRA NO BRASIL

A luta antirracista mais do que nunca precisa ser diária e nos faz entender que o resgate histórico se faz necessário para conhecimento das lutas, pessoas e instituições que construíram os passos que são possíveis hoje.

E, os NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE. Esta é a razão primeira que ensejou a propositura deste projeto que como resultado prático dos meios, materializa nas publicações em áudio visual dos seminários em plataformas digitais e publicitação
de vários tipos de trabalho de natureza diversas destinados ao conhecimento e à formação dos interessados no combate ao racismo e as desigualdades sociais.

Realizado em um ambiente de muita emoção pelos reencontros e encontros de gerações consistindo em uma forma de resgatar a
história, mostrando à sociedade quais foram os grandes representantes do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras – IPCN
nas lutas contra o racismo, nesses 47 anos de existência.

O Evento foi gravado e mantido in natura no nosso arquivo, podendo se assistido no link a seguir:

 

[give_donation_form id=”3834″ _builder_version=”4.20.2″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/give_donation_form]

reALIZAÇÃO

PREFEITURA DO RIO

O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras firmou o Termo de Fomento SECOVI 010075/2022.com o Município do Rio de Janeiro, através da SEGOV, para a realização do Projeto NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE” – IPCN 47 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA, decorrente do Edital de  Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial (D.O. do Município do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022.)  Esta é a página pública sobre o PRIMEIRO SEMINÁRIO previsto e realizado em 26 de março de 2023.

ipcn brasil

Últimas notícias

IPCN é membro do Comitê Gestor do Cais do Valongo

IPCN é membro do Comitê Gestor do Cais do Valongo

Em 24 de março de 2025, no IPHAN RJ, fomos enfim certificados, como membros do Comitê Gestor do Cais do Valongo, embora oficialmente  há um no atrás já atuávamos oficialmente como membros. Nossa instituição aguardou como ouvinte durante mais de um ano, no período da...

ler mais
Merendas e Afetos

Merendas e Afetos

Primeira Feira Festival do IPCN, lançamento do livro Merendas e Afetos, coletânea de biografias organizada por Sandra Coleman, Roda de Samba com Bohemios da Cinelândia, filiação de novos e retorno de antigos associados,. Início dos festejos de 50 anos do IPCN!

ler mais