Nesta quarta (19), a sede do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, na Lapa, será palco para gravação do Documentário Negro Muro, de Pedro Rajão e Gazé Arte. As entrevistadas serão as doutoras Helena Theodoro e a Raquel Barreto, confira abaixo as trajetórias das entrevistadas:

Dra Helena Theodoro
É Pesquisadora da História e da Cultura Afro-brasileira, Doutora em Filosofia na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro (1985), Mestra em Educação na UFRJ (1978); pós-graduação em Tecnologia Educacional na Alemanha (Fundação Konrad Adenauer, 1973); e cursos de graduação em Pedagogia (UFRJ, 1970), e em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ, 1967). Concluiu Pós-doutorado no IFCS/UFRJ/PPGHC (Programa de Pós Graduação em História Comparada).

Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada, leciona em uma turma de Graduação de História, e integra a Coordenadoria de Experiências Religiosas Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerâncias Religiosas (ERARIR), do Laboratório de Histórias das Experiências Religiosas da UFRJ. É Conselheira do FUNDO ELAS, o único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo das mulheres.

Raquel Barreto
É historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História Social da Cultura, pela PUC-Rio, especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, pela UCAM, e em Literatura Contemporânea Hispano-americana, pela UNAM/México, e doutora pela UFF. Lecionou na UNAM (México) e na Universidad del Claustro de Sor Juana (México). É pesquisadora especializada no trabalho das autoras Angela Y. Davis e Lélia Gonzalez, tendo escrito a dissertação “Enegrecendo o Feminismo ou Feminizando a Raça: Narrativas de libertação em Angela Davis e Lélia Gonzaléz”. No doutorado, desenvolveu uma pesquisa a respeito do Partido dos Panteras Negras e as relações entre visualidade, política e poder.

Em 2017, colaborou com a exposição Todo Poder ao Povo – Emory Douglas e os Panteras Negras, no Sesc/Pinheiros, em São Paulo. Em 2018, participou do projeto de publicação independente dos livros de Lélia González e Beatriz Nascimento, produzidos pela UCPA (União dos Coletivos Pan Afrikanos). É autora de artigos publicados em revistas de circulação nacional, como a Revista Cult e o Suplemento Literário de Pernambuco. Participou também do livro monográfico Arjan Martins, publicado pela editora Cobogó em 2021.

Saiba mais sobre o Documentário Negro Muro

Um projeto audiovisual inspirado na ação cultural que atua desde 2018, pensada por: *Pedro Rajão*, pesquisador e produtor cultural e o seu amigo e artista plástico *Cazé Artes*. O projeto consiste em um mapeamento histórico de figuras negras em forma de grafite e muralismo, tendo como escopo principal o vínculo do território para com o personagem, uma reafirmação de identidade e pertencimento através da arte visual – reiterando a origem negra do grafite, uma das derivações da cultura hip hop.

Negro Muro já homenageou Pixinguinha, Moacir Santos, Elza Soares, João Candido, Lima Barreto, Mussum, Marielle Franco e outros. Totalizando até o momento 24 homenagens e 24 painéis. Já foi capa de jornais no Brasil e no mundo.

Despertou curiosidade e simpatia nas redes sociais e nas vizinhanças por onde passou. Angariou fundos de editais públicos e contribuições comunitárias das mais variadas. Mas ainda há muitas histórias para contar. Com esse repertório de ações, que agora estão sendo transformadas em um documentário.

A gravação acontece hoje, quarta (19), em um evento fechado para os produtores, entrevistados, dirigentes e associados do IPCN.