No último dia 24 de Janeiro, Moïse MUGENYI KABAGAMBE, um jovem de apenas 24 anos foi brutalmente assassinado em seu local de trabalho. Nossa revolta e indignação se transformou em luta e a partir de uma reunião realizada no dia 31 de janeiro estamos participando do esforço concentrado das organizações de Movimento Negro e inúmeras organizações de defesa de direitos que se uniram para um ATO UNIFICADO POR JUSTIÇA POR MOÏSE, JÁ!

O IPCN – Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, com seus 46 anos de lutas, fundado no auge da ditadura militar, enfrentou e superou inúmeros desafios na luta antirracista, atuando juntamente com outras instuições e desmascarando o mito da democracia racial, denunciando o racismo estrutural e institucional e o genocídio do povo negro, decorrente da necropolítica do estado brasileiro.

Nesses anos de construção da identidade política do Movimento Negro, o IPCN participou ativamente de todas as grandes pautas, entre elas a Marcha contra a Farsa da Abolição, a Conferência de Durban e a construção de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Ações afirmativas.

Em todos estes anos, há dados estatísticos como os índicadores de mortalidade de jovens negros e negras entre 14 e 24 anos e a letalidade do estado, que vêm crescendo progressivamente, muito embora tenhamos tido grandes avanços relacionados as mudanças sociais decorrentes de políticas governamentais , que aconteceram no período entre 2002 e 2015:

Nos últimos 5 (cinco) anos esses indicadores de mortes violentas, com requintes de crueldade e ódio racial, aumentaram exponencialmente, repercutindo em nossas periferias e territórios mais vulneráveis, vítimas fatais cujos responsáveis ainda não foram punidos, responsabilizados ou sequer denunciados.

QUEREMOS CONVOCAR OS NOSSOS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS, para irmos às ruas contra a barbárie, contra o ódio, contra a necropolítica e a negligência do estado.

O IPCN – Instituto de Pesquisa das Culturas Negras se solidariza com a família do jovem Moïse, por quem nos levantamos neste momento, mas também com todas as famílias dos corpos negros tombados.

Moïse MUGENYI KABAGAMBE, Presente!!!