Você afrobrasileiro tem o hábito de celebrar o Natal? Mas, você já ouviu falar ou conhece a Kwanzaa? Esse é o nome dado a uma festa, de caráter interreligioso, que dura em média sete dias, e que é muito comum na comunidade afroamericana e entre negros da diáspora.

No Brasil, a celebração ainda é pouco conhecida, mas, já há registros de adeptos por aqui, que advém de parte de um pequeno ciclo de militantes panafricanistas conscientes do papel histórico do povo africano e da necessidade de reconstruir essa memória.

O nome “Kwanzaa” deriva da expressão “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas de idiomas que existem na África. É a festa dos “primeiros frutos”, e em muitas aldeias e comunidades africanas, também se celebra o ano da colheita, um ritual que é típico dos povos ancestrais, a origem do Natal cristão seria uma celebração desse tipo, ou similar digamos, com cunho interreligioso por ser uma festa da vitória da vida sobre a morte, da existência, da luz contra as trevas, da colheita farta que garantirá a continuidade da comunidade contra a ameaça da fome, da doença e do extermínio.


Há muitas histórias sobre a origem de Kwanzaa, porém, o objetivo dessa mensagem do IPCN é desejar a você que esteve ao nosso lado nesse árduo ano de labuta, no qual semeamos juntos muitas conquistas. E colhemos sim, muitas vitórias. Nos mantivemos firmes no propósito principal desta entidade que se aproxima do seu cinquentenário. Hoje frente aos 47 anos de muitas lutas e batalhas, viemos desejar aos que lutam e lutaram a boa luta, um inicio de ano repleto de vitórias primordiais e fundamentais no cenário mundial do combate ao extermínio da população preta. Clamamos por mais igualdade racial, por mais inclusão entre os povos excluídos, LGBTQI, PCD, Indígenas, População Negra… E que a Cultura Negra resista hoje e sempre! Um Feliz Kwanzaa! Boas Festas! Esses são os votos de todos nós do IPCN para você!

Atenciosamente
Conselho Diretor do Instituo de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN)

Colaborou Fabio Nascimento (MTB 032179/RJ) – ASCOM IPCN